Declaração de Madri

De Coredem
Sauter à la navigation Sauter à la recherche

Declaração de Madri (02 de Junho de 2008)

A Declaração de Madri propõe a todas as organizações de habitantes, redes e movimentos sociais urbanos a realização em 2011 da Assembléia Mundial dos Habitantes que coloque em marcha a criação da Via Urbana.

Em 1º e 2 de junho de 2008 aconteceu o 5º Encontro Anual da Aliança Internacional de Habitantes, que contou com o apoio solidário da Federação de Associações de Vizinhos de Madri. Este evento teve um significado especial por vários motivos, começando pelo simbólico: há quase cinco anos de sua fundação, a AIH volta a se reunir na cidade onde deu seus primeiros passos.

Se trata de uma iniciativa unitária que reconhece suas raízes na Carta dos Princípios do FSM e na Carta de São Salvador, entre outros, na Assembléia Mundial dos povoadores (México, outubro de 2000) e na Assembléia Mundial dos cidadãos para um mundo solidário e responsável (Lille, outubro de 2001), fundamentando esta proposta no Chamado para a unidade dos movimentos sociais urbanos, respaldado até agora por mais de 350 organizações de mais de 40 países em todos os continentes.